Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dar a cara a tapa



Ultimamente tenho usado muito o termo " dar a cara a tapa",
inclusive acho que é um sério risco que corro em apostar tão seriamente em muitas coisas...
Mas alguns de nós temos a mania de ser teimoso , digo "ser teimoso" porquê teimar não é um ato, mas uma característica de minha personalidade.

Temo que esta não seja uma de minhas qualidades, mas sabe como é, tenho aquele otimismo alcoolatra de sempre ver o copo meio cheio não meio vazio e isso me faz crer que ser teimoso pode ser uma qualidade e darei um exemplo clássico disso.
Quem nunca deu a chance de fazer amizades com pessoas pouco conhecidas, assim naquele tipo de pensamento "vou dar uma chance e confiar nela ,mas se ela me trair a confiança..."
Pra mim só de dar um voto de confiança já é uma teimosia, afinal você está teimando em ser amigo de alguém que jamais lhe confidenciou algo, então você está dando o primeiro passo, teimando com o destino que teima em não lhe dar oportunidades de possuir a amizade de tal pessoa.Graças a Deus não tenho me decepcionado com "tais teimosias", pelo contrário...

Pois bem, nestas teimosias, teimei em ser católica, não que minha família não seja - pelo contrário minha avó é quase uma freira e que ela me perdoe por achar isso - mas tenho de confessar que tudo ao meu redor era meio incerto, mas creio eu que nenhuma religião é perfeita e não poderia esperar tanto da católica...Mas voltando ao assunto...Cheguei a conclusão que sempre fui muito espiritualizada, então facilita um pouco as coisas...E estou lendo um livro muito bom

.Análise da Inteligência de Cristo - O Mestre Inesquecível

Dizem que o autor (Augusto Cury) é espírita - O que quebrou um pouco minha linha de raciocínio - Mas o maravilhoso é que ele teve o prazer de passar 20 anos estudando Cristo e isso me faz muito próxima do meu assunto, e melhor ainda, ele fala de maneira racional e realista a respeito do assunto....Então pensei pra quê melhor, afinal sempre fui meio racional até pra sentimento.

Então ai vai meu conselho de leitura...Muito bom...
E no mais aquelas férias de sempre.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pensar como Clarisse

"Escreva-me Clarice. Escreva carta. Um cartãozinho seu já é uma delícia. Mas eu quero a delícia maior das cartas. E fale de você. Fale muito de você. Nunca tenha medo de falar de você para mim.Receba um abraço e as saudades de Manuel "
__________________trecho da carta de Manuel Bandeira (Rio, 13 de agosto de 1946)
"Clarice,Gostei de saber que você está com a alma mais sossegada. O sentimento de grandeza que você acha que está perdendo talvez agora é que você esteja adquirindo. Sua predisposição para ficar calada não é propriamente uma novidade: a novidade é estar aceitando, inclusive, o silêncio. É bom isso, dá mais paciência, mais compreensão, dá mais sentimento às coisas — e dá grandeza.Fernando."
______________trecho da carta de Fernado Sabino (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1953)
"E era o mesmo Tom que eu conhecia: bonito, simpático, com um ar puro malgré lui, com os cabelos um pouco caídos na testa. Um uísque na mesa e começamos quase que imediatamente a entrevista. – Como é que você encara o problema da maturidade? – Tem um verso do Drummond que diz: a madureza, esta horrível prenda... Não sei, Clarice, a gente fica mais capaz, mas também mais exigente”.

________________________trecho da entrevista que Clarisse Lispector fez a Tom Jobim

Andei lendo pequenas obras de Clarisse durante essas minhaS "férias" e tenho constatado que a personalidade dela era muito parecida com a minha. Ela era muito introspectiva, apesar de se mostrar muito comunicativa e fácil de lidar. Muito pensativa, mas pouco conclusiva em seus pensamentos. O que não parece ser bom, afinal de que vale muito se pensar e não chegar a nenhuma conclusão.tolice,perda de tempo...Mas eu hei de mudar isto, por enquanto o que me resta é mudar de autor, pois tenho um costume bobo de adquirir manias que as pessoas que me cercam possuem.

No mais , muita rede, muito livro, pouco sol, muita chuva, muitos amigos(graças a Deus) e pouca importancia para o futuro (pelo menos até julho!)


site da Clarissa Lispector http://www.claricelispector.com.br