Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pensar como Clarisse

"Escreva-me Clarice. Escreva carta. Um cartãozinho seu já é uma delícia. Mas eu quero a delícia maior das cartas. E fale de você. Fale muito de você. Nunca tenha medo de falar de você para mim.Receba um abraço e as saudades de Manuel "
__________________trecho da carta de Manuel Bandeira (Rio, 13 de agosto de 1946)
"Clarice,Gostei de saber que você está com a alma mais sossegada. O sentimento de grandeza que você acha que está perdendo talvez agora é que você esteja adquirindo. Sua predisposição para ficar calada não é propriamente uma novidade: a novidade é estar aceitando, inclusive, o silêncio. É bom isso, dá mais paciência, mais compreensão, dá mais sentimento às coisas — e dá grandeza.Fernando."
______________trecho da carta de Fernado Sabino (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1953)
"E era o mesmo Tom que eu conhecia: bonito, simpático, com um ar puro malgré lui, com os cabelos um pouco caídos na testa. Um uísque na mesa e começamos quase que imediatamente a entrevista. – Como é que você encara o problema da maturidade? – Tem um verso do Drummond que diz: a madureza, esta horrível prenda... Não sei, Clarice, a gente fica mais capaz, mas também mais exigente”.

________________________trecho da entrevista que Clarisse Lispector fez a Tom Jobim

Andei lendo pequenas obras de Clarisse durante essas minhaS "férias" e tenho constatado que a personalidade dela era muito parecida com a minha. Ela era muito introspectiva, apesar de se mostrar muito comunicativa e fácil de lidar. Muito pensativa, mas pouco conclusiva em seus pensamentos. O que não parece ser bom, afinal de que vale muito se pensar e não chegar a nenhuma conclusão.tolice,perda de tempo...Mas eu hei de mudar isto, por enquanto o que me resta é mudar de autor, pois tenho um costume bobo de adquirir manias que as pessoas que me cercam possuem.

No mais , muita rede, muito livro, pouco sol, muita chuva, muitos amigos(graças a Deus) e pouca importancia para o futuro (pelo menos até julho!)


site da Clarissa Lispector http://www.claricelispector.com.br

2 comentários:

  1. "(...)tenho um costume bobo de adquirir manias que as pessoas que me cercam possuem." Nossa, também tenho essa mania! Outro dia, lendo A Metamorfose, de Kafka, me deu uma vontade incontrolável de me transformar num inseto monstruso. Tive que desistir dessa idéia maluca, pois, afinal de contas, isso poderia atrapalhar um pouco minha vida social.
    Ps: Adorei o blog

    ResponderExcluir